Faz mal deixar o bebê chorar para aprender a dormir sozinho?

Não é prejudicial ao bebê deixá-lo chorar por algum tempo, seja durante a noite ou durante o dia. É normal, por exemplo, que um bebê de 6 meses de idade chore uma hora por dia. E a maior parte desse choro costuma acontecer na hora de dormir.

É verdade sim que bebês que vivem em culturas onde eles são carregados o tempo todo e dormem junto com as mães choram menos, mas não há comprovação científica de que isso os torne mais saudáveis ou mais felizes. Por outro lado, também não é verdade que chorar bastante faça bem para os pulmões do bebê.

Ensinar o bebê a adormecer sem ajuda será muito útil para ele, não só na hora de ir para a cama, mas todas as vezes em que ele acordar durante a noite. Para todo mundo, as noites de sono são formadas por entre quatro e seis ciclos de sono profundo e superficial, e os despertares acontecem. É importante saber se confortar sozinho para voltar a dormir.

Quando o bebê não sabe o que fazer para voltar a adormecer, ele acaba despertando completamente e pedindo a ajuda de alguém (normalmente da mãe, e normalmente chorando). Por outro lado, se ele souber se confortar sozinho, voltará a dormir antes mesmo de acordar totalmente.

Bebês e crianças pequenas precisam de um ritual na hora de dormir. Com o ritual, a criança se sente segura porque sabe o que vai acontecer, e deixa o sono se aproximar sem resistir tanto.

Se você ainda não criou uma rotininha para a hora de dormir, comece já. Não precisa de muita coisa: um banho, uma musiquinha, um aconchego, um boa noite para todos e pronto, hora de ir para o berço.

O segredo é que a parte final da rotina não envolva alguma coisa que o bebê não será capaz de fazer sozinho se acordar no meio da noite. Se você cantar até ele dormir, no meio da madrugada ele vai precisar convocar você para cantar de novo.

Cantar para o bebê é uma delícia, e é claro que você pode fazer isso. Só não é bom que o bebê fique dependente do canto (ou da história, ou do carinho, ou da mão dada, ou do colo) para adormecer.

Caso seu filho já esteja acostumado a dormir só com a sua ajuda, a melhor saída é ir desfazendo o hábito aos pouquinhos. Vai demorar, e você vai ficar triste quando ele chorar pedindo você, mas as mudanças, feitas devagar e com carinho, funcionam, e ele só terá a ganhar se conseguir se acalmar por si só.

Se você decidir adotar o método de “deixar chorar”, saiba que não estará fazendo mal ao bebê, desde que fique por perto e volte ao quarto de tempos em tempos.

Um objeto de estimação como um bonequinho ou bichinho de pelúcia podem ser úteis, porque estarão ali, ao lado da criança, sempre que ela acordar. Manter o quarto bem escuro também ajuda.

Um bebê que durma a noite inteira terá pais que dormem a noite inteira. E pais descansados e felizes fazem muito bem para qualquer criança.

FONTE: http://brasil.babycenter.com

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>